Home > Serviços > Acção Social > Apoio Idoso

As alterações demográficas dos últimos anos traduziram-se na modificação e inversão das pirâmides etárias, o que torna a pertinência do envelhecimento ativo uma prioridade do século XXI. Alcântara é uma das freguesias da Cidade de Lisboa mais envelhecida, pelo que envelhecer com qualidade, prolongando a autonomia constitui um desafio à responsabilidade individual e coletiva.
Nesse sentido, a Junta de Freguesia tem promovido atividades favorecendo os mecanismos de participação social dos cidadãos mais velhos, minimizando as situações de isolamento, desmotivação social, garantindo-lhes os seus direitos de cidadania e contribuindo para o desenvolvimento e manutenção de competências.
Estas atividades centram-se, por um lado, no acesso à cultura e atividades recreativas, como os passeios, idas ao teatro, promoção de espaços de convívio como nos eventos do fado, exposições e, por outro lado, num apoio social individual.
A identificação dos idosos em situação de carência, seja por questões económicas, de dificuldades de motricidade, ou por falta de motivação para a vida social, tem sido uma das estratégias para que, em articulação com as instituições sociais da freguesia que também operam na área do envelhecimento, seja possível o melhoramento das condições de vida dos séniores.
Assim está a ser desenvolvido um trabalho de promoção de condições sociais, que visa atenuar as consequências da conjuntura económica que diminuiu a qualidade de vida dos reformados e pensionistas, bem como promover a integração social, através de programas, como a teleassistência da CML, ou outros que contribuam para um envelhecimento digno e ativo.

Praia Campo Sénior
À semelhança da Praia Campo Infância, também este programa passou para a gestão direta das Juntas de Freguesia. Foi um programa dividido por duas semanas, onde se privilegiou as atividades de praia e as atividades culturais e recreativas, de forma a conciliar a heterogeneidade dos 70 participantes, em especial a nível das idades e capacidades de mobilidade.
O isolamento social dos idosos é cada vez mais uma realidade na Freguesia de Alcântara, pelo que foi também objetivo desta iniciativa a promoção do convívio, o fortalecimento das redes sociais e a interação ente os participantes, promovendo-se assim a inclusão social dos idosos.