Home > Serviços > Educação > Projeto NEET’s at RISK

logo_NEETS1 O Projecto NEET´s at RISK surgiu de uma  candidatura ao Programa Erasmus+ e  pretende o desenvolvimento de uma  metodologia para a identificação de jovens em  risco de se tornarem NEETs (Neither in Education, Employed or in Traninig). Objectiva-se uma intervenção inovadora com base em boas práticas já existentes no Reino Unido e na Alemanha e numa análise rigorosa do impacto das medidas aplicadas nos pilotos a nível regional. Combinados estes elementos, será possível desenvolver uma estratégia de front end eficaz para resolver a questão dos NEETs na UE, através da prevenção do problema ao invés de medidas correctivas, e, em simultâneo, apoiar uma transição “suave” de potenciais NEETs para o sistema de formação académica e profissional e/ou para o mundo do trabalho.

Envolve cinco países: Portugal, Itália, Reino Unido, Espanha e Alemanha, sendo que a aplicação acontecerá em simultâneo em Portugal, Espanha e Itália. Em Portugal, a intervenção incide especialmente com uma turma da Escola Francisco Arruda.

O Projecto tem uma duração de 36 meses (nov 2014 – out 2017).

Apesar do projeto apontar como destinatários do projeto jovens entre os 15 e os 24 anos, foi assumido por todos os participantes na primeira reunião transnacional que, por limitações financeiras do Projeto e falta de instrumentos estatísticos que permitam fazer uma extrapolação dos resultados obtidos, o enfoque será no jovens a concluir o ensino regular obrigatório. Serão portanto identificados e acompanhados grupos de trabalho de jovens que correm, segundo os critérios utilizados atualmente, risco de se tornarem NEET.

Principais Outputs (IOs):

  • Guia para a identificação precoce de jovens em risco de NEET e para a identificação de possíveis medidas de intervenção preventiva, tendo em conta as especificações locais
  • Metodologia para uma seleção e orientação ajustada às necessidades de cada jovem e para uma intervenção individualizada junto de jovens em risco de NEET
  • Modelo de identificação precoce, orientação personalizada e intervenção individualizada de jovens em risco de NEET
  • Avaliação de Impacto
  • Relatório de Qualidade e Avaliação

Para mais informações, consulte www.preventingneets.eu/

logos NEETS recortado