APOIO INFÂNCIA

Cultura e animação

A promoção de atividades direcionadas à infância é um contributo da Junta de Freguesia para processos de crescimento saudáveis e integrados.
Proporciona-se o acesso a atividades culturais e de animação, promove-se a interação entre as crianças, independentemente das condições sociais dos seus agregados, desperta-se o interesse pela cultura e pela arte, potencia-se a criatividade e dinamizam-se espaços de brincadeiras saudáveis.
Seja com a ida ao circo, ao teatro, os jogos, ou a dinamização de momentos culturais adaptados à infância, como no sucedido nas celebrações do 25 de Abril, onde para além de visitas guiadas à exposição específicas para crianças e adolescentes, foram realizados jogos sobre a temática no salão da Junta e simbolicamente oferecido um cravo, tem-se promovido a aproximação da Junta de Freguesia às crianças e jovens da Freguesia.
Também são promovidas atividades sociais como a recolha de brinquedos que aconteceu no Mercado Rosa Agulhas, onde quem deixasse um brinquedo, tinha como oferta pinturas faciais, pipocas e outros doces, promovendo não só a solidariedade, como a consciência social, sem descuidar o direito à diversão e animação.

Praia Campo Infância

O programa “Praia Campo Infância” passou em 2014 da gestão da CML, através da Delegação de Competências para a gestão direta das Juntas de Freguesias. A iniciativa promovida pela Junta de Freguesia em 2014, dividiu-se em dois turnos, onde durante 15 dias por turno, 240 crianças tiveram de forma totalmente gratuita acesso a um leque variado de atividades, não se restringindo às ações até então usuais de apenas praia de manhã e alguns jogos da parte da tarde.
Além das inovações introduzidas nos programas de atividades, foi alargada a idade para participação, passando a atividades a destinar-se a crianças entre os 6 e os 14 anos.
Na seleção da equipa de monitores e coordenadores, privilegiaram-se os monitores residentes na Freguesia, os currículos, as motivações para o trabalho com crianças e jovens e todos tiveram uma semana de formação específica de forma a garantir a máxima segurança e animação dos participantes.

Férias em Agosto

As “Férias em Agosto” surgiram em 2014 como resposta às solicitações dos encarregados de educação, que por não possuírem alternativas a baixo custo para a ocupação dos seus filhos, solicitaram o apoio da Junta de Freguesia. Nesse sentido foi dinamizado um pacote de atividades de animação para crianças entre os 6 e os 17 anos, como estratégia para uma ocupação saudável das férias escolares. As situações comprovadas de carência económica foram analisadas individualmente para que todos tivessem acesso a esta resposta. Participaram nesta iniciativa 80 crianças.

Componente de Apoio à Família – CAF

O principal objetivo das atividades da CAF é a promoção de atividades de animação, que permitam criar condições capazes de conciliar os horários de trabalho dos encarregados de educação, com as necessidades de ocupação dos tempos livres das crianças nas valências de Jardim de Infância e 1º Ciclo das Escolas da Freguesia. Muitas crianças passam cerca de 11 horas na escola, durante o decorrer do ano escolar, bem como nas interrupções letivas e férias escolares, levantando-se assim a necessidade de dinamizar através da CAF, respostas que promovam o bem-estar das crianças e contribuam para um crescimento saudável.
Durante o período escolar, a CAF funciona entre as 8 e as 9h na parte da manhã, e para as valências do Jardim de Infância entre as 15h30 e as 19h, ao passo que para os alunos do 1º Ciclo funciona entre as 17h30 e as 19h. Durante as interrupções letivas funciona das 8h às 19h.
As atividades da CAF funcionam de 1 de Setembro a 31 de Julho.
O número de encarregados de educação a procurar esta resposta tem crescido consideravelmente, sendo a média de crianças nos períodos letivos de 250 crianças por mês e nas últimas interrupções letivas de Junho, Julho e Setembro uma média de 140 crianças por mês. Em especial nas interrupções letivas, têm sido promovidas atividades de saídas exteriores, de índole recreativo e cultural para que as crianças não permaneçam tantas horas no recinto escolar.

APOIO SOCIAL

APOIO INFANCIA

APOIO IDOSO

VOLUNTARIADO