É da competência da Junta de Freguesia gerir, conservar e reparar escolas e estabelecimentos de educação do 1º ciclo / pré-escolar, creches e jardins-de-infância.
ESCOLA BÁSICA RAUL LINO
Escola constituída por dois edifícios, o primeiro construído em 1918 e o segundo na década de 50.
Construídos de origem para o Ensino, a sua área de influência estende-se por Alcântara, Bairro do Alvito e Av. de Ceuta Norte.
Agrupamento: Francisco Arruda
Contactos: +351 213 634 321; ebraullino@gmail.com
Localização: Calçada da Tapada, 1300 – 551 Lisboa
Coordenadas: 38° 42′ 23.62” N – 9° 10′ 47.68” W
ESCOLA BÁSICA SANTO AMARO
Ano de Construção – 1940
Construído de base para o ensino.
Agrupamento: Francisco Arruda
Contactos: +351 213 646 097; eb1santoamaro@farruda.com
Localização: Rua Filinto Elísio, 1300 – 312 Lisboa
Coordenadas: 38° 42′ 12.20” N – 9° 11′ 7.46” W
Projeto NEET’s at RISK
O Projecto NEET´s at RISK surgiu de uma candidatura ao Programa Erasmus+ e pretende o desenvolvimento de uma metodologia para a identificação de jovens em risco de se tornarem NEETs (Neither in Education, Employed or in Traninig). Objectiva-se uma intervenção inovadora com base em boas práticas já existentes no Reino Unido e na Alemanha e numa análise rigorosa do impacto das medidas aplicadas nos pilotos a nível regional. Combinados estes elementos, será possível desenvolver uma estratégia de front end eficaz para resolver a questão dos NEETs na UE, através da prevenção do problema ao invés de medidas correctivas, e, em simultâneo, apoiar uma transição “suave” de potenciais NEETs para o sistema de formação académica e profissional e/ou para o mundo do trabalho.
Envolve cinco países: Portugal, Itália, Reino Unido, Espanha e Alemanha, sendo que a aplicação acontecerá em simultâneo em Portugal, Espanha e Itália. Em Portugal, a intervenção incide especialmente com uma turma da Escola Francisco Arruda.
O Projecto tem uma duração de 36 meses (nov 2014 – out 2017).
Apesar do projeto apontar como destinatários do projeto jovens entre os 15 e os 24 anos, foi assumido por todos os participantes na primeira reunião transnacional que, por limitações financeiras do Projeto e falta de instrumentos estatísticos que permitam fazer uma extrapolação dos resultados obtidos, o enfoque será no jovens a concluir o ensino regular obrigatório. Serão portanto identificados e acompanhados grupos de trabalho de jovens que correm, segundo os critérios utilizados atualmente, risco de se tornarem NEET.
Principais Outputs (IOs):
- Guia para a identificação precoce de jovens em risco de NEET e para a identificação de possíveis medidas de intervenção preventiva, tendo em conta as especificações locais
- Metodologia para uma seleção e orientação ajustada às necessidades de cada jovem e para uma intervenção individualizada junto de jovens em risco de NEET
- Modelo de identificação precoce, orientação personalizada e intervenção individualizada de jovens em risco de NEET
- Avaliação de Impacto
- Relatório de Qualidade e Avaliação
Para mais informações, consulte www.preventingneets.eu/
Programa Escola Mais
O Escola Mais é um programa dirigido aos alunos dos 2ºs, 3ºs e 4ºs anos das escolas do 1º ciclo e que assenta fundamentalmente em 4 pontos: mais aproveitamento, mais saudável, mais desporto e mais motivação.
Escola Mais 2015/2016
Em Novembro de 2015, a JFA lançou o Programa Escola Mais e foi um enorme sucesso ao longo desse ano lectivo. Dirigido aos alunos dos 3ºs e 4ºs anos das escolas do 1º ciclo.
Os resultados relativos foram muito positivos:
- Reforçámos a componente desportiva nas escolas com o aumento de duas horas por semana em cada turno e demos a possibilidade às nossas crianças de aprender a andar de bicicleta.
- Promovemos as oficinas de português e matemática, ajudando os alunos a superar dificuldades de aprendizagem, com o apoio gratuito para as crianças que andaram no 3º e 4º ano.
- Assumimos a responsabilidade de assegurar as refeições escolares, com qualidade e promovemos melhores hábitos alimentares, disponibilizando também fruta nas escolas todos os dias, através dos quiosques de fruta.
Escola Mais 2016/2017
A Junta de Freguesia assumiu novos desafios:
- Alargamento das oficinas de português e matemática para os alunos do 2º ano;
- Terapia da fala para os alunos identificados pelos professores e que não se encontrem abrangidos pelos programas para alunos com Necessidades Educativas Especiais do Ministério de Educação.