A Junta de Freguesia de Alcântara inaugurou hoje uma peça escultórica de homenagem ao alcantarense Germano de Figueiredo, figura de relevo do desporto da nossa freguesia e um dos expoentes máximos do futebol português e europeu.
Germano de Figueiredo nasceu em Alcântara a 23 de Dezembro de 1932 e aqui começou a jogar futebol nos infantis do Atlético Clube de Portugal, em 1947.
Estreou-se pela equipa de honra do Atlético contra o Benfica, na Tapadinha, em Setembro de 1951 e foi Campeão Nacional pelo Atlético (2ª Divisão) em 1958/1959. Em 1960-1961 foi para o Sport Lisboa e Benfica e ao serviço deste clube conquistou 4 campeonatos nacionais, duas vezes a Taça de Portugal e duas Taças de Campeões. Jogou também pelas Selecções Nacional e de Lisboa.
Os palmarés conquistados levaram a que Germano fosse recordado nas comemorações do Jubileu da UEFA como o 53º classificado entre 250 futebolistas que mais se destacaram para aquele organismo desde 1954.
Em Janeiro de 2015, Germano de Figueiredo foi galardoado como pertencendo ao onze do século na Gala dos 100 anos da Federação Portuguesa de Futebol.
Esta homenagem teve lugar no dia em que se completaram 13 anos do seu desaparecimento, com a inauguração de uma peça escultórica da autoria de Miguel Figueiredo, sita na Rua de Alcântara, que retrata Germano como desportista e leitor compulsivo, o que lhe valeu a alcunha de “Mister Book”.
O evento contou com a participação do Presidente do Atlético Clube de Portugal, Ricardo Delgado, do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Ângelo Mesquita, do Vice-Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Domingos Almeida Lima, os antigos jogadores Manuel Candeias (ACP), Artur Santos e Palmeiro Antunes (ambos SLB), bem como atletas do Atlético Clube de Portugal. A representar a família do homenageado, esteve a afilhada de Germano de Figueiredo.
Agradecemos ao Atlético Clube de Portugal e ao Sport Lisboa e Benfica todo o apoio prestado a esta iniciativa.
Os alcantarenses recordam com muito orgulho e saudade o grande Germano de Figueiredo e hoje freguesia que o viu nascer e morrer, deixa registado para memória futura quem foi o grande Germano de Figueiredo.
Obrigado a todos os que estiveram presentes e aos que tornaram este momento possível.
Alcântara, uma freguesia para todos!