
Educação
Cultura e Animação
A promoção de atividades direcionadas à infância é um contributo da Junta de Freguesia para processos de crescimento saudáveis e integrados. Proporciona-se o acesso a atividades culturais e de animação, promovendo-se assim a interação entre as crianças, independentemente das condições sociais dos seus agregados. Desperta-se o interesse pela cultura e pela arte, potencia-se a criatividade e dinamizam-se espaços de brincadeiras saudáveis.
Seja com a ida ao circo, ao teatro, os jogos, ou a dinamização de momentos culturais adaptados à infância, tem-se promovido a aproximação da Junta de Freguesia às crianças e jovens da Freguesia.
Praia Campo de Infância
Programa “Praia Campo Infância” tem como principal objetivo a oferta de atividades, conciliando a praia e o campo com atividades de cariz cultural, lúdico e desportivo, para as crianças e jovens da freguesia com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, durante o mês de julho.
A atividade é totalmente gratuita, direcionada às crianças residentes na Freguesia de Alcântara e que frequentam as escolas da Freguesia.
A praia campo centrou-se em temas atuais como a ecologia ou o ambiente e, pretendem incutir às crianças a importância destes temas, consciencializando-as para a reciclagem, a reutilização, o desperdício e acima de tudo a preservação do meio ambiente.
As atividades propostas e desenvolvidas nos dois turnos contando com diversas dinâmicas e práticas desportivas como o Surf, Skimmig, body board, idas à piscina e à Lagoa de Albufeira. Destacando também os jogos de praia e de estratégia, os jogos coletivos desenvolvidos em vários parques como: o Parque urbano da Charneca, Parque do Alvito, Parque da Paz, Parque José Gomes Ferreira, Parque urbano dos Olivais/Vale do Silêncio, Parque da Serafina, Parque Aventura da Charneca da Caparica) e diversas praias (Praia do Dragão e praia da Nova Vaga, entre outras).
Componente de Apoio à Familia – CAF
As Atividades de Animação e Apoio à Família e a Componente de Apoio à Família (AAAF/CAF) resulta de um acordo tripartido entre a Câmara Municipal de Lisboa, o Agrupamento de Escolas Francisco Arruda e a Junta de Freguesia de Alcântara.
Trata-se de uma resposta social às crianças e às famílias, prevista nas disposições legais em vigor que engloba uma componente para a educação pré-escolar e outra para o 1º ciclo do ensino básico nas Escolas EB Santo Amaro e EB Raul Lino. As atividades consistem na realização de ações de carácter lúdico-pedagógico, definidas e avaliadas pela entidade executora em parceria com o Agrupamento de Escolas.
As atividades da CAF/AAAF funcionam de 1 de setembro a 31 de julho sendo que durante as interrupções letivas funciona das 8h às 19h. Durante o período escolar, a CAF/AAAF funciona entre as 8h e as 9h no período da manhã, e para as valências do Jardim de Infância entre as 15h30 e as 19h e para os alunos do 1º Ciclo entre as 17h00 e as 19h.
Desfile de Pais Natal
Desde 2014 e, contando já a sua VI edição, temos o tradicional Desfile de Pais Natais Solidários, um evento cheio de cor e de alegria onde as crianças são as protagonistas. Trata-se de um evento solidário que conta com o envolvimento da comunidade escolar, que culmina num desfile das crianças das escolas básicas e jardins infantis da nossa Freguesia vestidas a rigor com fatos de pai natal. A recolha alimentar realizada pelas crianças, que conta com a solidariedade manifesta de toda a comunidade escolar, permite doar cabazes alimentares a famílias com mais dificuldades da freguesia.
Laço Azul
A Junta de Freguesia de Alcântara, através da sua Comissão Social de Freguesia realiza desde 2019, em abril, um laço humano no âmbito da campanha Abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Esta iniciativa conta com o envolvimento de mais de 1000 crianças e jovens, da comunidade escolar da freguesia, que abraçam esta causa de forma a sensibilizar e consciencializar a população para esta temática.
O evento realiza-se com o apoio dos diversos parceiros e demais convidados e, conta com muita animação, música ao vivo, e exposição de trabalhos realizados pelas várias escolas e jardins-de-infância envolvidas no projeto.
A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

Escola +
A Junta de Freguesia de Alcântara assumiu a responsabilidade de ir mais longe e de fazer mais em prol da escola pública, dinamizando desde 2016 o programa Escola Mais nas Escolas EB 1 Raul Lino e EB 1 Santo Amaro. Conscientes de que a melhoria do desempenho escolar só é possível através de uma abordagem sistémica, o Programa Escola Mais assenta em 4 pilares complementares entre si:
- Mais Aproveitamento
- Mais Motivação
- Mais Desporto
- Mais Saudável
Mais Aproveitamento
As Oficinas de Português e Matemática, mais do que uma sala de estudo, são um momento de trabalho individual, em período escolar, de 2ª a 6ª feira, onde os alunos têm a possibilidade de combater as suas dificuldades e potenciar as suas capacidades.
São disponibilizadas sessões semanais de Terapia da Fala, identificadas pelos professores das Escolas públicas e privadas da freguesia, de modo a prevenir e tratar problemas relacionados com a comunicação, a fala e a linguagem dos alunos referenciados.
Aulas semanais de Inglês para todas as crianças do Jardim de Infância, num total de 140 crianças, que permitem alargar a compreensão do mundo e vivenciar o que as rodeia a partir da aprendizagem de uma língua estrangeira, numa sala de aula alegre.
Mais Motivação
Atribuição de prémios de mérito aos cerca de 150 alunos que se destacaram, ao longo do ano letivo, nas áreas: académica, valor, desportiva e artística, distinguindo-os pelo seu progresso, comportamento e percurso escolar.
Mais Desporto
No sentido de reforçar a aposta do desenvolvimento desportivo, na saúde e na educação das crianças, procura-se garantir sessões práticas de atividade desportiva, através de projetos integrados na componente letiva. Desta forma, procura a Junta de Freguesia criar condições de promoção da atividade desportiva e da saúde, através dum reforço da oferta desportiva. A participação nas Olisipíadas de Lisboa, este programa realiza-se há cinco edições e Alcântara tem participado em todas elas, contando já com 4 vitórias (1º classificado) no total. Essas vitórias devem-se à participação e colaboração das Escolas e Clubes da freguesia nos eventos que vão sendo organizados ao longo do ano. A título de exemplo, no ano anterior tivemos perto de 2000 participações no total de atividades realizadas pelas escolas da freguesia, a CML e a Junta.
Mais Saudável
Temos vindo a fomentar nas crianças das nossas escolas, com o projeto de fruta nas salas de aula onde todas as crianças têm fruta disponível todos os dias, hábitos alimentares mais saudáveis, disponibilizando igualmente ações de promoção de variedade e qualidade alimentar, workshops de sensibilização e práticas diárias de vida saudável.
Escola EB1 Santo Amaro
Situada numa zona privilegiada da freguesia, junto ao Jardim de Santo Amaro e Hotel Pestana e com bom acesso à rede de transportes públicos, sendo uma das escolas mais procuradas. (1º ciclo e Pré-Escolar)

Neste momento é a única escola que ainda não foi remodelada, tem apenas beneficiado de obras de manutenção, prevendo-se para breve, a sua grande intervenção. É uma escola pioneira na integração e inclusão de alunos com Multideficiência, tendo também, neste momento um Centro de Apoio à Aprendizagem e uma Biblioteca integrada na Rede de Bibliotecas Escolares.
Todas as escolas do 1º Ciclo funcionam em regime normal, em termos de horário e oferecem Atividades de Enriquecimento Curricular: Música, Atividade Físico Desportiva e Inglês. Em conjunto com as juntas de freguesia desenvolvem atividades de Complemento de Apoio à Família.
- Morada:
- Telefone:
- Email:

Escola Raúl Lino
Uma das mais bonitas do Agrupamento, com pinturas e frescos do pintor Raúl Lino, requalificada e com bons espaços exteriores.
Escola constituída por dois edifícios, o primeiro contruído em 1918 e o segundo na década de 50. Construídos de origem para o ensino, a sua érea de influência estende-se por Alcântara, Bairro do Alvito e Av. De Ceuta Norte.
Apresenta, contudo, problemas em termos de acessibilidade e segurança uma vez que se situa junto a uma via com grande afluência de tráfego rodoviário e tem pouca proteção. Aguarda-se há alguns anos por um plano de intervenção, neste campo.
Possui uma Biblioteca Escolar, integrada na Rede de Bibliotecas Escolares e um Centro de Apoio à Aprendizagem (proveniente da antiga unidade de ensino estruturado para o espectro do autismo).
- Morada:
- Telefone:
- Email:
Escola Ave Maria
A Escola Ave Maria é uma escola católica, implementada há 75 anos na freguesia de Alcântara, e possui valências de Creche, Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico.
Comprometida na promoção da pessoa total, na sua formação humana e espiritual, cultiva os valores humanos que considera fundamentais e eternos, numa síntese autêntica entre Fé, Cultura e Vida.
Pratica um ensino de qualidade, sério e exigente, para o pleno desenvolvimento de todas as capacidades e talentos da criança, promovendo o desenvolvimento de uma personalidade rica e forte.
Privilegia uma educação personalizada criando condições para que cada criança encontre o seu próprio caminho para aprender a pensar, a questionar e a analisar a realidade que a rodeia. Trata-se de uma Escola onde a expressão, seja esta musical, dramática, física-motora ou plástica é continuamente incentivada. Uma escola onde os valores são tão importantes quanto a excelente académica, onde o voluntariado e empreendedorismo são estimulados, assim como o respeito pelo ambiente.
No seu projeto educativo tem como grande objetivo encaminhar a criança para uma AUTONOMIA RESPONSÁVEL – a criança autónoma respeita a autonomia do outro e está preparada para o Amor, o Diálogo, a Compreensão e a Tolerância.
A Escola Ave Maria vive um espírito de família que passou da sua
Fundadora para toda a comunidade educativa, onde a participação ativa dos alunos e pais é profundamente valorizada.
Um projeto de uma vida e para as próximas gerações.
- Horário:
- Página:
- Morada:
- Telefone:
- Email:
- Facebook:
- Instagram:

CCRCCR – Centro Cultural e recreativo das Crianças do Cruzeiro e Rio-Seco
Fundada a 13 de fevereiro de 1976, o CCRCCR é uma instituição de solidariedade social, que tem como missão assegurar um ensino integral e personalizado, de acordo com as necessidades educativas de cada aluno e possibilitar a cada criança o seu pleno desenvolvimento.
Procuramos o aperfeiçoamento Constante da pedagogia de ensino, que por meio de recursos tecnológicos, quer por recurso a Estratégias diversificadas.
- Horário:
- Página:
- Morada:
- Telefone:
- Email:
- Facebook:

Externato A Promotora
A nossa escola – Externato A Promotora – promove um ensino laico, de qualidade, que procura potenciar as qualidades de cada aluno a uma mensalidade de custo acessível pois está pensada para servir qualquer cidadão comum e sabemos que os custos no ensino privado são elevados. Pensado da mesma forma, o Centro de Atividades de Tempos Livres funciona ininterruptamente todo o ano (à exceção do mês de agosto) e é apoiado pela segurança social para que, mais uma vez, os valores cobrados sejam reduzidos e apenas baseados no princípio da sustentabilidade financeira desta instituição.
A nossa Escola de 1ºCiclo forma crianças nas suas várias vertentes: física, social, moral, emocional e intelectual. Abraçou esta missão de cuidar e formar crianças felizes há mais de cem anos; hoje é uma escola tradicional mais moderna, com uma metodologia de ensino adequada aos alunos e promove o desenvolvimento das crianças com cuidado e estima.
A Promotora continua hoje a ser e a respeitar todos aqueles que neste século a cuidaram e através dela cuidaram da população da nossa freguesia. O espírito desta casa continua a ser “ao serviço da instrução, da cultura e da recreação”.
Acreditamos estimar a memória daqueles que há mais de cem anos pensaram que era necessária uma coletividade que serve todos os cidadãos. Esse ideal mantém-se vivo até aos dias de hoje.
- Horário:
- Página:
- Morada:
- Telefone:
- Email:
- Facebook:
- Instagram:
Escola Secundária Rainha Dona Amélia
A Escola está localizada na Rua Jau, no Alto de Santo Amaro, numa das zonas mais antigas e preservadas de Lisboa – Alcântara. A Escola Secundária Rainha Dona Amélia funciona nas suas atuais instalações desde 2002, e beneficiou de uma intervenção pela Parque Escolar, EPE., em 2009. Esta última ação veio ampliar e modificar profundamente o espaço edificado e o funcionamento da Escola.
A Escola dispõe agora de trinta e nove salas de aula e das seguintes salas específicas: Ateliês de Artes; laboratórios de Biologia; Laboratórios de Física – Química; Laboratório Polivalente; Sala de Audiovisuais; Salas de Desenho; Salas de Informática, Multimédia e Arte Digital; Sala CEM; Ginásio e Sala de Musculação; Campo exterior relvado; Campos de jogos exteriores. A Escola dispõe ainda dos seguintes recursos e espaços/serviços: Biblioteca Escolar; Reprografia/Papelaria; Cafetaria; Posto de Primeiros Socorros; Cozinha Experimental; Gabinete de Apoio ao Aluno, entre outros. No que respeita aos serviços especializados estruturas de apoio educativo, a Escola oferece: Educação Especial; Serviços de Psicologia e Orientação Escolar; Gabinete de Ética Escolar/Centro de apoio à aprendizagem.
- Página:
- Morada:
- Telefone:
- Email:

Creche Beloquitas
Beloquitas surgiu em outubro de 1983, no R/C do nº 32, da Rua José Dias Coelho, junto ao Largo do Calvário.
Venha conhecer o nosso Ideário, Projeto Educativo e Projeto Pedagógico!!!
Se queres passar o dia com alegria
Conta com a nossa companhia
Mas se apetecer chorar
Com o nosso colo podes contar!
As crianças do Jardim de Infância, com 3, 4 e 5 anos podem usufruir de um subsídio de Ministério da Educação, consoante os rendimentos dos pais.
Na Beloquitas promovemos a interação entre as crianças desde o berçário ao pré-escolar e todos gostamos muito de brincar uns com os outros, e assim crescemos!
No Berçário somos uns verdadeiros príncipes e princesas. Temos espaço para 4 bebés. Para umas sestas dormirmos sossegados, no berçário podemos estar, mas se queremos estar mais ativos e brincalhões para a sala parque vamos brincar.
A Sala do ano de idade aos 2 anos, está preparada para dar espaço às aprendizagens, em segurança. Como é ampla as crianças começam a explorar a corrida, o rebolar pelo chão e também a experimentar de forma mais autónoma todos os materiais, jogos e brinquedos existentes.
Na Sala dos 2 aos 3 anos fazemos atividades plásticas variadas, jogos, vemos livros e revistas e ouvimos histórias, fazemos atividades livres e momentos coletivos de jogos, de dança, canções, entre outras.
A Sala dos 3 aos 6 anos – Jardim de Infância, está dividida por áreas, e somos nós as crianças, através dos nossos projetos e das atividades em grande grupo, que aprendemos tudo o que é importante sabermos para o nosso futuro. Temos uma área de computador, onde utilizamos vários programas realizados pela DGIDC e onde realizamos pesquisas para os nossos projetos, uma área da música, uma área de pintura onde imaginamos muitas coisas, e onde damos asas à nossa criatividade, uma área das construções e da garagem, onde desenvolvemos diversas competências importantes ao longo da vida, uma área de escrita onde podemos brincar com as letras e escrever palavras que existem ou até inventar novas palavras-desenvolvimento da língua.
Realizamos projetos e aprendemos sobre os temas que mais gostamos, mas também desenvolvemos o nosso raciocínio, método de pesquisa e de questionamento. Para além de cada grupo compreender melhor o que se propôs descobrir, todo o grupo no final aprende com colegas através das comunicações dos mesmos. Nesta sala fala-se português e inglês.
Temos atividades extracurriculares: Ed. Física, ballet e natação.
- Horário:
- Morada:
- Telefone:
- Email:

CJISA – Creche Jardim Infantil de Santo Amaro
A Creche Jardim Infantil de Santo Amaro – CJISA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS, sem fins lucrativos com o objetivo de contribuir para a promoção da solidariedade social entre a população da freguesia de Alcântara, coadjuvando os serviços públicos de outras entidades na prestação do bem comum na área da infância e juventude.
A CJISA abriu as suas Instalações a 8 de dezembro de 1975, primeiramente no Edifício do Pré-Escolar e mais tarde no Edifício de Creche.
Para prosseguir a sua missão a CJISA tem 2 Equipamentos Sociais, um na Rua Jau nº 42, com a resposta social de pré-escolar composto pela sala dos 3 anos, dos 4 e dos 5 anos de idade, e o outro na Calçada da Tapada nº 9 com a resposta social de creche a qual contempla a sala do berçário, sala dos 12 meses aos 24 meses, e a sala dos 24 meses aos 36 meses.
Do ponto de vista jurídico, a CJISA é composta por Órgãos Sociais, dos quais fazem parte uma Direção com o poder de gestão, uma Assembleia Geral e um Conselho Fiscal que trabalham, enquanto tal, em regime de voluntariado não remunerados. O mandato é válido por períodos de quatro anos.
- Horário:
- Morada:
- Telefone:

Francisco de Arruda
É a escola sede do Agrupamento, as suas instalações são ótimas, teve intervenção no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar do Ensino Secundário e foi a primeira obra de reabilitação que recebeu, o “Prémio Secil de Arquitetura” (2012).
Na cerimónia de entrega do prémio o Arquiteto José Neves, responsável pela obra, referiu a importância dada pelo Júri do concurso a “um trabalho em que sobretudo se procurou valorizar o que já existia e acrescentar serenamente novos edifícios, para que com os antigos e com a cidade formassem uma nova unidade, uma nova situação, ou seja, por sentir que o Júri reconheceu este princípio tão importante para a arquitetura de que salvar uma herança não significa limitarmo-nos a ela.”
Desde essa data a escola é continuamente visitada por estudantes e outros interessados, fazendo parte do roteiro anual do “Open House”. Também aqui, temos uma ótima Biblioteca Escolar da Rede, que tem funcionado como polo agregador e gerador de dinâmicas inovadoras e projetos de sucesso, dando visibilidade às boas práticas do Agrupamento.
- Página:
- Morada:
- Telefone:
Associação Chiquinha
A Associação infantário Jardim de Infância Chiquinha, foi fundada em 1970 e encontra-se localizada em Lisboa, na Freguesia de Alcântara, mais propriamente dentro do recinto escolar da Escola Básica Francisco de Arruda.
O nosso principal objetivo é promover um ambiente onde cada criança se sinta segura e confiante, para que possa experimentar e agir livremente, nunca esquecendo o seu enriquecimento pessoal, social e cultural.
- Horário:
- Morada:
- Telefone:
- Email:

Escola Secundária de Fonseca Benevides
A Escola Industrial de Fonseca Benevides foi criada em 1914 e começou a funcionar no Bairro de Santos-o-Velho com o ensino de Modelação, Trabalhos Cerâmicos, Trabalhos no Vidro e, mais tarde, os cursos de Serralharia e de Auxiliar de Laboratório de Química.
Em 1956 é criado o Curso de Formação de Mecânico de Precisão e de Montador Radiotécnico. A partir de 1963 a escola passou a ocupar as instalações da Rua dos Lusíadas, no Bairro de Alcântara, deixadas vagas pela Escola Industrial Marquês de Pombal.
Em 1970, com o então Ministro da Educação, Veiga Simão, e tendo em vista a reestruturação dos cursos do ensino profissional, iniciou-se no ensino técnico uma experiência pedagógica que deu origem, na Escola, aos Cursos Gerais de Química e Eletricidade e Cursos Complementares de Quimicotecnia e Radiotecnia.
A seguir ao 25 de Abril de 1974, com a uniformização do ensino, foi criado, em 1976, o ensino técnico vocacional e, em 1983, com o Ministro José Augusto Seabra, surgem na Escola os Cursos Técnico-Profissionais de Eletrónica e de Química, continuando a existir a Via Ensino.
É com a Reforma de Roberto Carneiro, em 1986, que nascem os Cursos Tecnológicos de Química e de Eletrónica que se mantêm ainda hoje.
No final da escolaridade, os alunos que tiverem frequentado estes Cursos obtêm um Diploma Profissional de Nível III (classificação da C.E.). A Escola Secundária de Fonseca e Benevides é a única no país que proporciona aos seus alunos Cursos de Oferta Própria na formação de Eletrotecnia/ Eletrónica, com currículos próprios na área técnica.
A partir do ano letivo de 2008/2009, a escola deixa as instalações da Rua dos Lusíadas e passa a funcionar no Polo de Educação e Formação de D. João de Castro.
- Página:
- Morada:
- Telefone:
- Email:
- Facebook:
ISA – Instituto Superior de Agronomia
O Instituto Superior de Agronomia (ISA), integrado na Universidade de Lisboa (ULisboa) é, em Portugal, a maior e mais qualificada escola de graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias. O seu know-how é reconhecido nacional e internacionalmente. Com mais de 160 anos de experiência, adapta o ensino à evolução tecnológica e à realidade do País, apostando na qualidade e na modernização do mesmo.
Estudar no ISA é aliar o prestígio do ensino a um estilo de vida académico único, com enfoque no desporto e em atividades lúdico-recreativas só possíveis nesta zona privilegiada da cidade de Lisboa – a Tapada da Ajuda.Orgulhamo-nos de ser uma das escolas universitárias com melhores indicadores científicos da universidade portuguesa, em resultado do trabalho realizado pelos nossos professores, investigadores, alunos e técnicos em colaboração com várias outras organizações nacionais e internacionais.
Preparamos os nossos alunos para que eles dominem as ciências base e usem as ferramentas da engenharia para resolver problemas complexos relacionados com a gestão da paisagem e ecossistemas e a produção de alimentos, fibras e energia, no contexto das Engenharias Alimentar, Agronómica, Florestal, Ambiental, Zootécnica, e ainda de Biologia e Arquitetura Paisagista.
Para questões acerca dos cursos:
- Telefone:
- Email:
Contactos:
- Horário:
- Página:
- Morada:
- Telefone:
- Email:
- Facebook:
- Instagram:
- Twitter:

CINEL – Centro de Formação Profissional da Indústria Eletrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação
O CINEL – Centro de Formação Profissional da Indústria Eletrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação, é uma entidade de direito público, constituída em 1985 por protocolo celebrado entre o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP, IP) e a Associação Portuguesa das Empresas do Setor Elétrico e Eletrónico (ANIMEE), tendo, em 2011, contado também com a adesão da Associação para a Competitividade Internacionalização Empresarial (ACIE)
Tem sede em Lisboa e uma delegação no Porto e integra, igualmente, a rede de Centros de Gestão Participada do IEFP, IP.
Presta serviços de elevada qualidade a empresas e cidadãos no domínio da qualificação, formação e certificação profissional promovendo a aquisição e/ou o reforço de competências em áreas comportamentais, linguísticas e tecnológicas especialmente em eletrónica, robótica, automação e controlo; energias renováveis; telecomunicações; redes, tecnologias e sistemas de informação.
Coloca à disposição dos interessados 22 laboratórios equipados com a mais moderna tecnologia.
- Página:
- Morada:
- Telefone:
- Email:
- Instagram:
- Twitter:
- YouTube:

ISCPSI – Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna
O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna é um estabelecimento policial de ensino superior que ministra o Curso de Formação de Oficiais de Polícia (C.F.O.P.) e está instalado no edifício do antigo Convento do Calvário, em Alcântara-Lisboa.
O atual edifício, resultante da reconstrução após o terramoto de 1755, foi sucessivamente ocupado por diversos estabelecimentos escolares, até que, em 1966, foi atribuído à Escola Prática de Polícia, sendo restaurado e submetido a obras de beneficiação, feitas pelo Ministério das Obras Públicas e pela própria Polícia de Segurança Pública. Primeiramente, foi adaptado à satisfação das necessidades da Escola Prática e posteriormente às da Escola Superior de Polícia. No início do ano letivo de 1994/95 foram inauguradas as novas instalações da Escola Superior de Polícia, anexas ao antigo edifício, ficando a partir desta data apetrechada com modernas instalações de apoio ao ensino.
Em Fevereiro de 1999, a Escola Superior de Polícia passou a chamar-se Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, de acordo com a Lei de Organização e Funcionamento da Polícia de Segurança Pública (Lei n.º 5/99 de 27 de Janeiro).
O projeto de criação deste Instituto (ainda enquanto Escola), que data de 1979, tinha em vista a substituição gradual dos Oficiais do Exército a prestar serviço na Polícia de Segurança Pública, mediante a preparação e formação de Oficiais de Polícia com formação de nível superior com o Curso de Formação de Oficiais de Polícia. A competência deste Instituto para conceder o grau de licenciatura em Ciências Policiais aos titulares do Curso de Formação de Oficiais de Polícia foi atribuída pela Portaria n.º 298/94 de 18 de Maio, que aprovou a estrutura curricular e o plano de estudos deste curso.
- Página:
- Morada:
- Telefone:
- Email:
- Facebook: