
Clubes e Coletividades
Academia Recreativa de Santo Amaro
A Academia de Santo Amaro foi fundada a 10 de março de 1946 resultante da fusão de três antigas e eméritas coletividades do bairro; a Sociedade Filarmónica Esperança e Harmonia, fundada em 1865; a Sociedade Filarmónica Alunos da Harmonia, fundada em 1868; e o Grupo Dramático e Musical Apolo, fundado em 1915.
Sendo uma Instituição de Utilidade Pública, a Academia de Santo Amaro foi agraciada com o grau de Cavaleiro da Ordem de Benemerência e também com a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, é, assim, sobejamente reconhecida a sua importância e o seu papel relevante na divulgação da cultura.
- Página:
- Morada:
- Telefone:
- Instagram:
Em atualização.
Associação Cultural e Recreativa AlCante.
A Associação Cultural e Recreativa AlCante, fundada em 31 DE Janeiro de 2018, por elementos do Grupo Coral e Etnográfico Alentejano da Junta de Freguesia de Alcântara,que formaram, a associação sem fins lucrativos, que tem como objeto principal, a intervenção nas áreas do “cante”, etnografia e costumes, bem como a parte lúdica e recreativa, sendo um grupo coral, autónomo e com grande participação comunitária.
A associação suporta, com o apoio da Junta de Freguesia de Alcântara, diversas atividades nomeadamente a recuperação e conservação de livros (O AlCante Alfarrabista) e projetos de preservação na área do meio-ambiente.
Organiza anualmente o Encontro de Corais Alentejanos de Alcântara
A Associação Cultural e Recreativa ALCANTE é sócia da “Moda” Associação do Cante Alentejano e da Casa do Alentejo.
Morada: Rua dos Lusíadas nº 13 – 1300 – 366 – LISBOA, PORTUGAL
E-mail: coralcante@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/coralcante
Contacto: 960194660
NIF: 514681993
Associação dos Antigos Alunos do Instituto Superior de Agronomia
Em atualização.

Associação Naval de Lisboa
Somos o Clube Náutico mais antigo de Portugal e da Península Ibérica e dos trinta mais antigos da Europa.
Desde a sua fundação em 1856 concentramos as nossas atividades na promoção do desporto náutico, nomeadamente o Remo, desenvolvendo o ensino e prática desta modalidade junto das diversas faixas etárias.
Visite-nos na Doca de Santo Amaro e venha remar connosco.
- Horário:
- Página:
- Morada:
- Telefone:
- Email:
- Facebook:
- Instagram:

Atlético Clube de Portugal
Fundado a 18 de setembro de 1942, fruto da fusão entre o Carcavelinhos Football Club e o União Foot-ball Lisboa, o Atlético Clube de Portugal é um clube nacionalmente reconhecido, representante da cidade de Lisboa e da freguesia de Alcântara.
Tipicamente bairrista e com grande foco nas suas gentes, o Atlético Clube de Portugal é um dos clubes mais conceituados do desporto nacional – fruto das suas boas classificações e performances em desportos. Parafraseando um antigo título de jornal, o “Atlético é a capital de um país chamado Alcântara”.
Para mais informações visite o nosso site.
- Página:
- Morada:
- Telefone:
- Facebook:
- Instagram:
- Twitter:
Boa Hora Futebol Clube
Em atualização.

CCRCCR
Liderado por Ana Cristina Coelho, o Centro Cultural e Recreativo das Crianças do Cruzeiro e Rio-Seco (CCRCCR) é uma Instituição de Utilidade Pública e Solidariedade Social fundada a 13 de fevereiro de 1976, por um grupo de moradores movidos pela ambição de dotar as freguesias de Ajuda e Alcântara com mais um espaço de prática desportiva. Centenas de jovens abraçaram a oportunidade e as modalidades foram crescendo assim como as instalações.
O projeto desportivo-socio-educativo do CCRCCR tem tido muito sucesso que é reconhecido pelas entidades que os tutelam. A nível académico têm 100% de sucesso escolar, com o esforço conjunto da escola-família; a nível desportivo têm alcançado vários prémios no campeonato nacional e regional nos escalões de formação, assim como foram premiados, também e durante 5 anos consecutivos, com o prémio de mérito das Olisipíadas. São considerados como uma escola de Educação Olímpica.
Contam atualmente com 240 alunos que vão desde a creche até ao Centro de Apoio Escolar, 75 associados, 53 funcionários e atletas desde a formação até seniores- 343 + 180 (seniores Lisboa +55).
No CCRCCR há atividades tais como:
Ginástica Rítmica de competição e representação, ginástica aeróbica, Ginástica para Todos (GPT), Andebol, Futsal, Xadrez e como gestor do programa da Câmara Municipal de Lisboa Programa Lisboa +55 o tem 12 grupos de seniores praticantes das modalidades de fitness, caminhada ou dança, instalados em clubes das freguesias de Ajuda e Alcântara.
- Horário:
- Página:
- Morada:
- Telefone:
- Email:
- Facebook:
Clube Desportivo Santo António de lisboa
O Clube Desportivo Santo António de Lisboa situa-se na Quinta da Cabrinha, loja B, fundado no ano de 1986 a 1 de agosto. É presidido por Dário Ramos há 5 anos.
O Clube é composto por 150 sócios e também tem 60 atletas federados que são, na sua maioria, jogadores profissionais de futebol.
Para ser um dos sócios é necessário deslocar-se à sede, falar com um dos diretores e preencher uma proposta de Sócio. A quota de sócio é de 6 euros por ano e não se requer joia de inscrição.
Os sócios têm acesso ao Espaço Internet, onde também podem usar o computador, frequentar o bar do clube, ver televisão, fazer impressões e fazer sala no café.
O objetivo do clube é dar serviço à comunidade, organizando festas de aniversário, apoiando os jovens com atividades desportivas, organizando a Sopa Solidária para os moradores, fazendo a distribuição de bens alimentares, pelo Bairro e outras ideias que possam ir surgindo.
- Página:
- Morada:
Clube Ferroviário de Portugal
O CFP proporciona um grande número de atividades desportivas, culturais e recreativas dirigidas aos sócios, cumprindo a sua obrigação estatutária e dando sequência histórica à tradição que remonta aos primórdios do nascimento do caminho-de-ferro em Portugal.
O espírito associativo desde cedo se verificou, tendo-nos sido deixados alguns testemunhos físicos, de onde sobressai uma taça relativa à vitória obtida numa competição de remo realizada no tempo do rei D. Carlos em 1880.
Contudo, e tanto quanto se sabe, só em 1928 essa atividade teve expressão organizada com o nascimento do Grupo Desportivo da CP, sendo seguido, em 1934, com a criação do Ateneu Ferroviário que veio dar resposta às atividades culturais e recreativas como o Grupo Cénico, a Banda de Música e os espetáculos em datas festivas.
Nas três décadas seguintes, muitas destas atividades tiveram lugar em sedes com poucas condições espalhadas por vários espaços que a CP detinha em Lisboa (Campolide, Príncipe Real, Xabregas, entre outros) até que, nos últimos anos da década de cinquenta, um evento internacional veio alterar radicalmente a situação.
Com efeito, e para dar resposta condigna a um evento de contornos internacionais patrocinado pela USIC (Union Sportif Internacionnal des Cheminots) que seria organizado pelos ferroviários portugueses, a Administração da CP decidiu construir um espaço condigno para receber tão ilustre delegação.
Este novo Clube passaria a ter a sua sede na Rua de Santa Apolónia, 59 e 63 e ainda os espaços onde estavam a funcionar o Campo de Futebol (junto ao Apeadeiro de Marvila) e o Posto Náutico que, entretanto, veio a sair de Xabregas para ser instalado num barracão existente nas imediações da estação de Alcântara-Mar.
- Morada:
- Telefone:
Esferantástica A.C.D.
A Esferantástica ACD foi fundada a 2 de outubro de 2012.
Nasceu fruto da vontade e necessidade de vários atletas encontrarem um Clube que lhes oferecesse as condições necessárias para continuarem a praticar a modalidade que todos amam, o Andebol.
Os fundadores (18) estavam dispersos em 3 equipas que competiam nos campeonatos do Inatel, e com a extinção dessas equipas, houve a necessidade de encontrar uma solução, que lhes permitisse continuar a competir.
Fruto de uma saudável parceria com o Boa-Hora FC, a nossa Sede e as instalações desportivas que utilizamos são no Complexo do Boa-Hora FC. Treinamos também semanalmente no Pavilhão da Ajuda, com o apoio da Junta de Freguesia de Alcântara.
No primeiro ano de atividade, competimos com uma equipa masculina no Campeonato do Inatel, e participámos em vários Torneios de Norte a Sul de Portugal.
Na época 2013-2014 abraçámos o projeto da Federação Andebol Portugal e da Associação Andebol de Lisboa, de criação de um Campeonato Nacional de Veteranos, e assim participamos no denominado PO.40 desde o seu início.
Desde 2015, somos também responsáveis pela organização do Torneio Internacional Masters Esferantastica, que começou apenas com equipas masculinas, mas nas últimas duas edições, contámos também com equipas femininas. Nesta organização, temos contado sempre com a preciosa ajuda da Junta de Freguesia de Alcântara.
O Clube foi crescendo e afirmando-se, contando neste momento com duas equipas masculinas e uma feminina, mobilizando mais de 60 atletas no escalão de Masters/Veteranos.
- Morada:
- Telefone:
- Email:
Ginásio Clube do Bairro do Alvito
Em atualização
Grupo Desportivo “Os Lusíadas”
Em atualização.
Grupo Excursionista “Os 31 de Santo Amaro”
Presente na Travessa do Conde da Ribeira, nº 25, Porta 8, está o grupo “Os 31 de Santo Amaro”, o Presidente do clube há quase 25 anos (1995/1996), é o senhor José Maria Da Silva.
A 29 de junho de 1929, 31 rapazes, todos de Santo Amaro, formam este grupo excursionista. Todos os dois anos organizavam viagens pela Europa, tendo ido visitar vários países, tal como a França e a Itália, por exemplo. Ou a volta ao Minho (dezenas de vezes) onde ficavam de entre 8 a 15 dias e por vezes um pouco mais.
Durante o ano, trabalhavam com vista às suas excursões ao estrangeiro. Organizavam atividades na sede (jantares, almoços, jogos como a da Laranjinha, snooker, cartas, damas, xadrez, dominó ou outros, além de futebol de salão) e ainda outros convívios, como festas de anos, batizados e outros tipos de celebrações.
Hoje e depois de março deste ano estão completamente parados, claro, devido ao Covid. No entanto, mantêm o espaço limpo e apresentável, por amor à camisola.
Para se ser sócio, a inscrição é gratuita. Só tem que se dar a cara, ser de Santo Amaro e aceitar as condições: estar preparado para trabalhar na preparação de refeições, para organizar, limpar, manter tudo como deve ser, cozinhar, servir, etc.
- Morada: Travessa do Conde da Ribeira, nº 25, Porta 8, Alcântara

Sociedade Filarmónica Alunos Esperança (SFAE)
A SOCIEDADE FILARMÓNICA ALUNOS EUTERPE, – fundada em 21 de abril de 1850, mais tarde SOCIEDADE FILARMÓNICA ALUNOS ESPERANÇA como é atualmente conhecida. É uma coletividade com mais de século e meio de história que nasceu no bairro de Alcântara, razão pela qual é nesta altura, uma das mais antigas coletividades do distrito de Lisboa e do país. Encontra-se atualmente instalada no 2º andar do nº 1 da rua de Alcântara
Federada n.º 4, na Confederação das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, condecorada com as medalhas de ouro e prata por bem fazer, esta coletividade tem sabido resistir a períodos mais ou menos instáveis que ao longo dos anos se tem manifestado no seu seio motivados essencialmente pelas transformações sócio-económicas que, nas primeiras décadas do século, se fizeram sentir. Com efeito, nenhuma coletividade, deve ter conhecido de modo tão acentuado a crise económica/social que se fez sentir logo a seguir à evolução industrial que, durante o século XIX, se verificou no bairro.
O desaparecimento da Banda Filarmónica que, por alturas da segunda república, havia de entrar em decadência marcou o percurso associativo da SFAE. Foi famosa no país e no estrangeiro. Deu concertos e executou obras dos mais famosos autores e compositores. Exibiu músicas populares e organizou concursos de dança nos mais variados estilos. Foi nesta Filarmónica que Jorge D’Ávila, figura bastante conhecida no seio musical, se instruiu para a música. A ele se deve grande parte das composições que vêm servindo de tema para as marchas dos bairros.
Nas Marchas Populares, onde a Sociedade Filarmónica Alunos Esperança, sempre participou, tivemos o privilégio de ter como marchantes na marcha de 1935 Amália Rodrigues e sua irmã Celeste Rodrigues. É uma viva tradição, caraterizada por um bucolismo bairrista, próprio de gente simples e humilde, onde os mais novos estão sempre prontos para participar com a sua energia criativa nos santos.
Mais inclinada para atividades de caráter cultural, nesta coletividade surgiram nomes que se destacaram no teatro. Infelizmente já desaparecido, conta-se entre outros, o grande obreiro do teatro amador Vítor Silva. Motivo de orgulho, é de salientar o nome da grande e popular artista que é Marina Mota, nascida no bairro, também ela familiarizada com a Sociedade Filarmónica Alunos Esperança.
A Grande Noite do Fado, concurso organizado pela casa da Imprensa, permitiu à Sociedade Filarmónica Alunos Esperança, enriquecer com alguns nomes a chamada Canção Nacional.
À Sociedade Filarmónica Alunos Esperança, se deve, em parte, a grande expansão do ténis de mesa, a nível Nacional. Nas suas instalações se realizou o primeiro torneio de Lisboa de ténis de mesa, e a nível distrital atraiu para o seio da modalidade clubes que lideram este tipo de desporto.
Desenvolvendo atualmente uma atividade desportiva mais ampla, promove nas suas iniciativas a prática de várias modalidades, que constituem uma positiva ocupação dos mais jovens.

Sociedade Promotora de Educação Popular
A Promotora é uma Associação de Beneficência e Instrução fundada em 30 de setembro de 1904. Foi proclamada Benemérita da Instrução no primeiro Congresso Pedagógico em 1908 da Liga Nacional de Instrução e considerada de Utilidade Pública para todos os efeitos legais por portaria de 6 de janeiro de 1925. Premiada com as Medalhas de Agradecimento e Louvor Merecido da Sociedade Portuguesa da Cruz Vermelha.
A Sociedade Promotora de Educação Popular (SPEP) – vulgarmente conhecida como A Promotora – tem como projeto promover a educação, a cultura e a recreação estando ao serviço dos seus sócios e de todos os cidadãos em geral da nossa comunidade.
Este projeto materializa-se em três áreas de intervenção:
- Na Educação, promovendo a nossa Escola de 1ºCiclo – formando crianças nas suas várias vertentes: física, social, moral, emocional e intelectual. A nossa escola abraçou esta missão de cuidar e formar crianças felizes há mais de cem anos; hoje é uma escola tradicional mais moderna, com uma metodologia de ensino adequada aos alunos e promove o desenvolvimento das crianças com cuidado e estima. Ainda no contexto educativo temos também o Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) que proporciona a todas as crianças um conjunto de atividades e dinâmicas de aprendizagem e lazer utilizado por muitas das crianças deste bairro.
- Na Cultura temos atividades regulares associadas à Promotora e que fazem parte do seu espaço. Estão ligadas à Promotora pois defendem os mesmos princípios da nossa instituição – nomeadamente os valores de estima e serviço por toda a comunidade presentes no nosso Projeto – o grupo de Teatro Teatr´Alma (com apresentação de uma a duas peças por época) e a Milonga A Promotora (baile de tango argentino nas noites do 4º sábado de cada mês. Estes projetos culturais estão umbilicalmente ligados à nossa instituição e são muito importantes como forma de abrir as portas da Promotora não só aos alunos e pais, mas, também a todas as pessoas da nossa comunidade.
- No Setor Recreativo pretendemos proporcionar aos nossos associados o ponto de encontro ideal para o convívio saudável podendo ver os jogos de futebol na televisão, jogar uma partida de snooker, cartas, damas, xadrez ou dominó. Este setor pretende ser um local de encontro de amigos e um ponto de encontro de cidadãos com os mesmos interesses desportivos e recreativos.
Grupo Sport Chinquilho Junqueirense e Giestal
Em atualização.