Atualidade

25  de Julho 2020

Uma Rede de Apoio Comunitário Ancorada num Call-Center

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Quando a pandemia começou, a Junta de Freguesia de Alcântara criou um call-center para contactar as pessoas com mais de 65 anos, ou outras que estivessem em situação de carência. Este call-center tem sido a base da Rede de Apoio Comunitário. Os voluntários da junta estão em contacto com as pessoas com essa tipologia, quase diariamente, e asseguram serviços mínimos de acordo com as necessidades pessoais de cada um.
A Junta tem um registo massificado das pessoas da freguesia com mais de 65 anos de idade, o que equivale a uma lista de cerca de 1500 pessoas. E um registo alargado que também só foi possível graças à parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
É claro que, ainda assim, trata-se duma lista imperfeita e incompleta, há disso noção, pelo que é uma lista que nunca está fechada ao qual irão sendo acrescentados os indivíduos que se enquadrem e que tenham necessidade de acompanhamento Antes da pandemia já havia um grupo de apoio social que dava esse apolo as pessoas e que continua a fazê-lo agora, é a Rede de Apoio Comunitário.
A Rede de Apoio Comunitário encarrega-se de adquirir e entregar, ás pessoas com mais de 65 anos ou em estado de risco, pedidos de supermercado chegando a entregar 80 a 90 pedidos de supermercado além de 20 a 30 pedidos de farmácia, às terças e sextas feiras.
O Apoio Social da Junta além de chegar às pessoas a que chegava habitualmente, agora também chega as pessoas que, devido à pandemia, se vem inesperadamente sem emprego, ou com redução de salário. ou que deixaram de ter os trabalhos informais que tinham, ou que por muitas outras razões estão vulneráveis socialmente.
A Junta passou a apoiar pessoas que tiveram de recorrer aos serviços sociais da Junta, sem nunca terem tido necessidade de o fazer anteriormente e consequentemente as estruturas sociais da Junta ficaram com trabalho acrescido uma vez que também teve que suprir as necessidades momentâneas dessas pessoas e como era uma situação nova houve muitas coisas novas a fazer e a tratar. Em termos técnicos, foi necessário tempo para tratar da documentação e de todo o processo de inscrição e, por vezes, devido à situação pandémica, as diligencias faziam-se numa base de confiança, apenas, o que possibilitou uma celeridade de resposta que nos orgulha.
E ainda de enfatizar também o trabalho extraordinário das Técnicas de Acção Social da Junta de Freguesia feito em parceria com as Técnicas da Santa Casa da Misericórdia
Perante toda esta situação sem precedentes, a Junta de Alcântara apoiou, de forma imediata, todas as pessoas que sabia que estavam a sofrer carências. Paralelamente tem havido duas psicólogas que, quando é pedido, ligavam para dar apoio às pessoas em causa, devido ao isolamento forçado, havendo também quem pedisse apoio jurídico, ou que tinham dúvidas em relação a um tema ou outro, no que se refere ao comportamento a ter nas diversas fases da pandemia.
A Junta de Freguesia de Alcântara também satisfez situações especiais em que se alguém queria falar com a família, por exemplo, ia-se com um telefone com a aplicação Skype, contactava-se a família em questão. e depois na casa do requerente estabelecia-se a comunicação. São acções simples como esta que a Junta continua a fazer.
O apoio social, antes da pandemia, fazia uma distribuição de 70 a 80 cabazes por més, é de salientar que na altura também havia o Re-food e outro tipo de respostas, também para os casos pontuais, mas de repente deixou de haver essas respostas devido à Covid-19. Portanto, de um dia para o outro passaram se a distribuir cerca de 500 cabazes por mês o que se traduz em mais 420 cabazes do que era o normal anteriormente.

Fonte: Al-Qantara, nº6 (julho, 2020)