Atualidade

25  de Julho 2020

Saímos à Rua a Oferecer Manjericos

Foi um Santo António diferente o que reservamos para a nossa freguesia: este ano a Marcha de Alcantara saiu à rua para oferecer manjericos à população. Foi uma iniciativa da nossa Junta a que a SEFAE Sociedade Filarmónica Alunos Esperança aderiu. A SFAE é a habitual organizadora da Marcha de Alcântara e os seus marchantes percorreram Alcântara vestidos a rigor com figurinos de outros anos.
A iniciativa teve início na sexta-feira, 12 de junho, véspera de Santo António, prolongando-se depois, obviamente, no sábado dia 13, dia do informal padroeiro de Lisboa. No Domingo foi dia de descanso, mas a actividade prolongou-se pelos dias 14 e 15 dias em que as entregas de manjericos ao domicílio foram substituídas por entregas na rua, a pessoas que passavam, chegando assim a um grupo mais diversificado! Recorde-se que a SFAE é uma sociedade fundada em 1850, responsável pela organização da Marcha de Alcântara desde 1932.
A iniciativa teve um grande sucesso junto das pessoas que foram surpreendidas pelas alegres dádivas da junta representada pelos marchantes, os quais foram sempre recebidos com sorrisos e alegria, quer nos primeiros dias em que os manjericos eram entregues em casa das pessoas, que nos últimos dias e, que os manjericos eram entregues na rua, a quem passava.
Conseguiu-se, desta maneira, lembrar, e viver de outra forma, esta grande tradição lisboeta e levar alegria até aos lares daqueles que estão mais sós. Aqueles a quem simples manjericos, dados por sorridentes marchantes, fizeram sorrir de surpresa e alegria, num ano marcado pela ausência das Marchas Populares e dos arraiais bairristas.

Fonte: Al-Qantara, nº6 (julho, 2020)