Inovámos no Dia Internacional da Criança

O Dia Internacional da Criança foi anunciado pela primeira vez em 1925, em Genebra (Suíça). Em Portugal começou a ser celebrado em 1974, no dia 12 de outubro, à semelhança do Brasil, mas a partir de 1975 0 dia é celebrado a 1 de junho.
Tal como já havia feito nos festejos do 25 de Abril, a Junta de Freguesia de Alcântara ofereceu uma festa itinerante às crianças naquele que é o seu dia.
A iniciativa partiu do edifício da junta, decorrendo durante toda tarde do dia 1 de junho, enquanto um camião de caixa aberta percorria a grande maioria das ruas da Freguesia de Alcântara, privilegiando as zonas escolares, ao som animado de música infantil. Uma camioneta, quatro actores e música infantil foram os ingredientes de uma receita para uma tarde de sucesso junto das crianças que tiveram a oportunidade de assistir ao cortejo.
A bordo, os actores da Protagoniza Magia, uma companhia de teatro infantil liderada por Ana Balbi, uma actriz e produtora bem conhecida de Alcântara, vestiam a pele do rato Mickey e da Minnie e também do boneco de neve Olaf e para concluir, como cereja no topo do bolo, uma princesa de um reino de fantasia. O quarteto dançava, pulava e cantava ao longo do trajecto que teve muitos pontos de paragem incidindo principalmente junto às escolas, onde eram espera do pelas crianças, mas também em diversos lugares muito populares como o Alto de Alcântara ou o Bairro da Quinta da Cabrinha.

Fonte: Al-Qantara, nº6 (julho, 2020)