Outubro Cultural na Biblioteca Mágica de Alcântara

Desde o dia 5 de outubro que Alcântara conta com mais um espaço cultural: a recém-inaugura da Biblioteca de Alcântara, no palacete Burnay. na rua José Dias Coelho n.º 29, um património histórico da freguesia que foi recuperado e valorizado com o projeto que agora acolhe.
Com apoio financeiro da Câmara Municipal de Lisboa, a junta de freguesia ali promoveu a iniciativa “Outubro Cultural”, com um programa dedicado ao cinema, a concertos e ao teatro. O jardim foi o local escolhido para acolher estas sessões que se iniciaram com o concerto de Ana bela, no dia 9 de outubro. O momento foi mágico, dando mote ao epíteto de Biblioteca Mágica de Alcântara. Seguiram-se as sessões de Cinema ao ar livre com os clássicos portugueses “o Leão da Estrela”, a “Canção de Lisboa” e o “Pátio das Cantigas”. O recital de Canto e Piano da alcantarense Paula Dória, acompanhada de Alexey Shakitko e o concerto dos também alcantarenses Quid foram momentos únicos! A terminar o “Outubro Cultural”, a peça de teatro “Alcântara à janela” divertiu e encantou os que estiveram presentes.
Tendo em conta as normas vigentes de saúde pública da DGS, o número de espectadores foi pequeno. Para abranger mais pessoas, os espetáculos tiveram 3 sessões cada um. Por questões de segurança, para ter acessos a estas iniciativas foi preciso fazer uma pré-inscrição, para controlar o número de pessoas,
A Cultura faz falta e alimenta a alma! A Junta de Freguesia compromete-se a realizar iniciativas culturais, em segurança, sempre que a situação epidemiológica o permitir. Porque em Alcântara, a cultura é para todos.

Fonte: Al-Qantara, nº7 (dezembro, 2020)